hpcalc.org

HPedia: Enciclopédia da Calculadora HP48
Por Eric Rechlin e Carlos Marangon
Tradução por Carlos Marangon


Disponível também em Francês, Inglês, e Espanhol

AC
Corrente alternada, tipo de corrente disponível em tomadas elétricas. Nos EUA e Canadá a corrente alterna 60 vezes por segundo; Em outros paises a corrente é de 50 ou 60 Hertz. Muitos usuários fizeram adaptadores de AC para a HP48 mas pouco se sabe a respeito.

ACO
Australian Calculator Operation, equipe criada recentemente com finalidade de trabalhar nas novas calculadoras da HP.
Os membros do ACO são Jean-Yves Avenard, Cyrille de Brebisson e Gerald Squelart. Toda informação é mantida em segredo e a futura data de lancamento não será divulgada a não ser na própria data de lançamento, mas talvez isso signifique que os anseios de usuários por uma nova calculadora sejam atendidos.

AG
Alonzo Gariepy, um dos usuários pioneiros da HP48 e criador de um dos primeiros assemblers, usando seus próprios mnemonicos, chamados mnemonicos de AG. Há quem ache os mnemonico de AG confusos quando comparados com os mnemonicos da HP.

alkaline (alcalinas)
Tipo comum de pilhas comerciais utilizadas na HP48. Este tipo de pilhas tem longa duração, mas não pode ser
recarregada como as de níquel-cádmio e outros tipos.

Capa do  Advanced User's Reference
AUR
Advanced User's Reference
Advanced User Reference Manual, abreviado AUR. Contém informações específicas sobre todos os comandos incorporados da HP48G/GX, bem como inúmeros exemplos de programação em User RPL e tutoriais. A revisão de Jarno Peschier do AUR também está disponível.

Alcuin
Nome código da HP48GX durante a fase de desenvolvimento.

aplet
Nome dos programas que rodam na HP38G.


argument checking
User RPL faz testes para o número correto e o tipo de argumento antes de executar um comando para prevenir corrupção de memória. Isto é chamado verificação de argumento (argument checking). System RPL não faz a checagem de argumento, assim o programador necessita incluir argumento de conferência onde precisar.

Dave Arnett
Dave Arnett
Arnett, Dave
Membro da equipe de projeto da HP48 série G. Arnett projetou o hardware da série G e novos trabalhos na divisão de impressora e cartuchos da HP.

ASC
Um método comumente usado para converter código binário da HP48 em texto formato ASCII e vice-versa. Há conversores disponíveis para a maioria das plataformas.

ASCII
American Standard Code for Information Interchange-Código padrão americano para Intercâmbio de Informação. Consiste em um conjunto de 256 caracteres usados na maioria dos computadores. A HP48 usa muitos deles; porém, alguns dos caracteres da HP48 são símbolos matemáticos. Isso significa que é necessário uma tradução para que os caracteres especiais da HP48 possam ser corretamente entendidos.
Pronuncia-se "aski " e não "asc-dois".


assembler (montador)
Um programa capaz de converter o código fonte de um programa em código de máquina. Assemblers compatíveis com a HP48 podem aceitar RPL traduzindo-o para Assembly antes de montá-lo. Isto inclui os comando ASS do Jazz e o comando ASM do MetaKernel. Assemblers de PC, como o HPTools, normalmente tem os montadores e compiladores de RPL separados (RPLCOMP e SASM).

assembly language
Linguagem de programação de baixo nível usada em computadores. A HP48 usa o processador Saturn, logo sua linguagem é o Saturn Assembly. Há ainda vários tipos diferentes de mnemonicos e sintaxes usadas.

Jean-Yves Avenard
Jean-Yves Avenard
Avenard, Jean-Yves
Francês, principal criador do MetaKernel. Jean-Yves é considerado um dos melhores programadores de Linguagem HP48 Assembly do mundo. Trabalha atualmente na HP Australia, na Australian Calculator Operation (ACO).




bank switching
Lugar nas portas maiores que 1, da HP48GX, onde estas são trocados de posição com as portas 2 pelo fato de o processador Saturno poder endereçar somente 512kB de memória. Isto é executado automaticamente pelo sistema operacional RPL, mas os programadores de Linguagem Assembly terão que estar sempre muito atentos à comutação de dados ( bank switching). Para a SX, alguns cartões maiores que 128kB foram feitos com estruturas de comutação de dados manual. Estes cartões tem um interruptor para o usuário selecionar manualmente qual banco (de 128k cada) deseja acessar.


baud
Em transmissões de dados analógica, este é o número de mudanças por segundo. É incorreto dizer que baud é a mesma coisa que bps. Mesmo a HP48 usa baud em vez de bps. Muitos dos modems de 28800 bps operam a 3200 baud. O termo baud deve-se ao engenheiro francês Jean-Maurice-Emile Baudot.

bint
Binary integer, Inteiro binário, usado em System RPL. Aparece na pilha operacional na forma <1d> por exemplo.

bps
Abreviação de bits per second. Refere-se à velocidade de transmissão de dados de um dispositivo.
A HP48 opera a 9600 bps com uma taxa de mudança de 2400 baud

Bredahl, Sune
Criador de SolveSys, um tipo comum de sistemas de equações.

BZ
Considerado um dos melhores programas de compactação para a HP48.
Criado por Mika Heiskanen, o BZ tem 1.1kB ou 300 bytes (somente o descompactador).
É Considerado também o compactador mais rápido e mais eficiente.

capacitor da HP48
Capacitor
capacitor
Dispositivo elétrico capaz de armazenar energia e alimentar um outro dispositivo quando cessa a energia que o alimenta. O HP48 têm um capacitor eletrolítico para manter a memória enquanto as pilhas são trocadas.

Carlier, Sebastien
Criador do Emu48, considerado o melhor emulador da HP48. O Emu48 foi escrito originalmente para Windows 95 e NT, mas como a divulgação do código de fonte, foi adaptado também para Windows CE.


Jim Carter
Jim Carter
Carter, Jim
Fundador de EduCALC, empresa que trabalhou com calculadoras da HP durante 21 anos.

CAS
Computer Algebra System -(Sistema de Álgebra de Computador), o nome dado aos programas de matemática de topo de linha para computadores, HP48, e algumas calculadoras da Texas Instruments.

Carlier, Sebastian
Criador do Emu48, considerado o melhor emulador da HP48. O Emu48 foi escrito originalmente para Windows 95 e NT, mas como a divulgação do código de fonte, foi adaptado também para Windows CE.

Charlemagne
Nome código da HP48 durante a fase de desenvolvimento.

checksum
Valor gerado por um arquivo, que permite facilmente a detecção de erros.

Chip
Linguagem de jogo simplificada. Há interpreters do Chip para muitas plataformas, incluindo a HP48.

comp.sys.hp48
O newsgroup da HP48. Criado em 1991, este newsgroup tem uma média de 1000 postagens mensais. Todas as postagens são arquivadas no DejaNews, que também permite acesso fácil aos posts a quem não dispõe de um servidor de news.

covered port
Designação das portas maiores que 1 na HP48GX. Uma vez que o processador Saturno pode endereçar somente 512 KB de memória cada porta acima de 512 KB deve sofrer processo de comutação (bank-switch) com uma porta 2 para poder ser acessada. A HP48SX somente permitia portas maiores que 2, não necessitando comutação de dados (bank-switch).

Bateria de lítio para cartões de RAM
CR2016
CR2016
Tipo de bateria de lítio , de 3 volts, usada em cartões de RAM da HP48 para manter o suprimento de energia para que a memória do cartão não se perca quando a calculadora é desligada. Aconselha-se que a bateria seja substituída anualmente, contudo há noticias de usuários que passaram anos sem substituir a bateria sem ter problemas.

CRC
Cyclic Redundancy Check, ver checksum.

DC
Direct Current-(corrente contínua) o tipo de corrente fornecida por pilhas e baterias.

Cyrille de Brebisson
Cyrille de Brebisson
de Brebisson, Cyrille
Francês; criador da maioria das ferramentas de desenvolvimento de programação do MetaKernel. Trabalha para a Australian Calculator Operation (ACO), na HP Australia.

disassembler
Um desassembler é capaz de transformar código de máquina em Linguagem Assembly, permitindo que este seja editado. Os disassemblers da HP48 são capazes de trabalhar com programas de System RPL e User RPL diretamente em suas fontes feitas em System RPL em vez de Linguagem Assembly.

Donnelly, James (Jim)
Um dos criadores da série de calculadoras HP48G. Donnelly criou a Biblioteca de Equações (Equation Library), incluindo a tabela periódica dos Elementos, entre outros programas. Donnelly também é autor de livros como por exemplo o
An Introduction to HP 48 System RPL and Saturn Assembly Language e o HP48 Handbook.

DTMF
Dual Tone Mean Frequency, (Frequencia principal de duplo tom) tipo de tons usados em sistemas de telefonia.
O fone piezoelétrico da HP48 não é capaz de emitir tons DTMF.

Screenshot do S Easter Egg da HP48G/GX
Easter Egg
Easter Egg (Ovo de Páscoa)
Como nos software de computador, este é um comando escondido, normalmente objetiva mostrar os créditos dos criadores do programa. Na HP48G série, pode-se digitar RULES para ver uma tela semelhante a palavras-cruzada que exibem o primeiro nome dos criadores da calculadora, como também o nome de código da HP48. O JAVA também possui o seu "Easter Egg", acessível
digitando-se SOL (de System Outer Loop; que era o nome original do JAVA).

EduCALC
Durante 21 anos, este foi o melhor lugar para comprar calculadoras da HP e acessórios. Por muitas razões a Educalc fechou suas portas no final de 1997. Desde então o nome Educalc e o seu website foram comprados pela Calculating Edge.
Há também uma calculadora para professores, uma calculadora da HP com um visor grande, fabricado nos últimos anos da década de 70, chamada EduCalc. Este foi um dos primeiros produtos da companhia que deu origem ao nome EduCalc.

Emu48
Emulador freeware da HP48. Roda no Windows 9x, NT e CE.

emulator ( emulador)
Um programa que, usando um ROM, simula (ou melhor, emula) um computador em outro computador. O Emu48 é capaz de emular quase que completamente a HP48 no Windows e permite que se use uma calculadora virtual na tela de computador.

Erable
Excelente programa de cálculo/álgebra para a HP48, com centenas de funções.
Possui em torno de 100kB.

Fiechter, Claude-Nicolas
Americano, co-criador de ALG48, principal biblioteca de álgebra para a HP48.

flags (indicadores)
Há 64 indicadores de sistema (numerados desde -64 a -1) e 64 indicadores de usuário (numerados desde 1 a 64).Os flags são usados para controlar como os programas e a HP48 operam. Os flags podem ser manipulados fazendo-se uso dos comandos, CF (clear flag) e SF (set flag), entre outros.

fraction mark
Abreviado FM, é o nome dado ao caractere que separa a parte inteira da parte facionária de um número. Pode ser um ponto (.) ou uma vírgula(,). O padrão utilizado pela HP48 (normalmente usado nos EUA e no Canadá) é um ponto(.); em outras regiões como a América Latina e Europa usa-se a vírgula (,) em vez do ponto. Exemplo 602.23 e 602,23.

GD
Goodies Disks, conjunto de 11 disquetes contendo software para a HP48, compilado por Joe Horn. Eram distribuidos e vendidos pela EDUCALC a 5 dólares cada. Foram produzidos desde 1990 até 1997.

grob
Abreviação de Graphic Object, que é o formato de arquivo gráfico usado pela HP48. Usa codificação monocromática em grupos de 4 pixels e um cabeçalho que indica o tamanho da imagem.

Heiskanen, Mika
Finlandês, co-criador de ALG48. Mika é também conhecido como "O Pai do Jazz" . Criou também BZ e um grande número de outros programas de alto nível.

William Hewlett
William Hewlett
Hewlett, William
Um dos dois fundadores da Hewlett-Packard. Hewlett fundou a HP juntamente com David Packard em 1939. Geralmente Hewlett e Packard são chamados de "Bill e Dave". William Hewlett é ainda vivo, mas não administra mais a HP.

Hicks, Dave
Curador doMuseu de Calculadoras da HP (MoHPC). Hicks é um verdadeiro colecionador de calculadora e possui quase todas as calculadoras lançadas pela HP.

hidden directory - diretório oculto
Diretório de escondido do HOME. Teclas de usuário e alarmes são armazenados aqui, possiblitando, excepcionalmente que se armazene também algumas variáveis. Observe que o diretório oculto é sempre apagado quando se executa o comando ON-A-F, mesmo se escolher a opção YES para tentar recuperar a memória.

Joe Horn
Joe Horn
Horn, Joseph K
Mais conhecido como Joe Horn, ou simplesmente -jkh-. Joe criou e manteve os Goodies Disks desde 1990 a 1997. Joe já fazia parte da comunidade da HP48 muitos anos antes disso. Joe, ao contrário de outros usuários veteranos da HP48, que abandonam a calculadora para fazer outras coisas, colabora freqüentemente com postagens no comp.sys.hp48.


HP82240B
Número da impressora de infravermelho e portátil da HP48, também compatível com outras calculadoras antigas da HP. A impressora usa rolos de papel térmico e funciona com fonte de alimentação ou pilhas.

Foto da  HP82240B
HP82240B

HPCC
Handheld and Portable Computer Club-(Clube de computadores portáteis e de mão da HP), de Londres, Inglaterra. O clube aceita muitos tipos de calculadoras, entre outros as HP48/38/28 bem como calculadoras antigas e palmtops da HP como os da série 71/75 e os da série 95/100/200/300/600LX.

HP Club do Brasil
Clube brasileiro da HP48 fundado em 13 de março de 1998 matido por Tacio Philip Sansonovski. A home page pode ser acessada pelo endereço: http://hello.to/hpclub.

HPCVBBS
Hewlett Packard Corvallis Bulletin Board System, antigo sistema dial-up que permitia a usuários discutir e fazer download de software da HP48. Posteriormente foi colocado a disposição através da Internet, pelo uso de Telnet, depois deixou de funcionar sendo substituída por um site. Atualmente a BBS usa somente o sistema Lynx para lincar com o site da calculadora.

Hz
Hertz, ou ciclos por segundo. Unidade de fereqüência no sistema internacional de unidades. A CPU da HP48G/GX opera próxima a 4 MHZ e a da HP48S próxima de 2 MHz.
Ver também MHz.

ICQ
I seek you (eu acho você). Rede de comunicação que usa a Internet, criado pela Mirabilis. Muitos usuários da HP48 usam o ICQ para se comunicar, seja por bate-papo eletrônico ou troca de arquivos. Atualmente há mais de 6 milhões de usuários ativos de ICQ. Há ainda centenas de usuarios cadastrados na lista de ICQ da HP48.

infrared (infravermelho)
Freqüência de ondas eletromagnéticas, abaixo da luz vermelha visível. O infravermelho é usado na telegrafia sem fios, comunicação entre duas HP48, entre HP48 e computador, HP48 e impressora e vice-versa.

IrDA
Infrared Data Adapter-( adaptador de porta de infravermelho). Este tipo de transferência de dados por infravermelho não é compatível com a HP48. Há computadores que possuem portas de IrDA de até 115kbps ou maiores.

JASM
O assembler de Laurent Jouanneau. Este assembler usa sintaxe própria e serve de base para o ADS de Julien Meyer. Há muitas disputas para saber se o ADS ou o JAZZ é o melhor mas quem normalmente ganha é o MetaKernel.

Java
Considerado o melhor programa substituto da pilha operacional. O Java criado por André Schoorl, Will Laughlin e Richard Steventon aumenta a velocidade das funções da HP48, mostra expressões algébricas com boa definição e possui ainda outras funções extras. O Java para a HP48 é anterior e não tem nenhuma relação com a linguagem de programação Java, para computadores.

Jazz
O ambiente de desenvolvimento de programação mais amigável para a HP48. Escrito por Mika Heiskanen o Jazz é compatível com User RPL e Assembly. Possui depurador (debbug), editor de textos de alta velocidade, tabela mnemônica de RPL, criador de bibliotecas(LIBs) e muito mais. O Jazz usa a sintaxe de Linguagem Assembly da HP.

Kermit
Protocolo de transferência compatível com todas as calculadoras HP48. O Kermit é muito lento quando usado na HP48, incapaz de transferir mais de 2400 bps, é suficientemente rápido em computadores, entretanto. O Kermit é o único protocolo para a HP48 que aceita transferência em formato ASCII em vez de somente transferência em formato binário. A universidade de Columbia detém os trustes e copyrights do Kermit. O nome kermit deve-se ao Sapo Kermit( Caco, na versão brasileira) dos Muppets.


Laughlin, Will
Americano. Co-autor de Java, principalmente no tocante a decomposição de rotinas de ML.

LCD
Liquid Crystal Display-o tipo visor usado nas calculadoras HP48 e quase todas as outras calculadoras desde o início dos anos 80. O LCD da HP48 tem resolução de 131 por 64, é monocromático, pode simular tons de cinza e tem freqüência de oscilação de 64 Hz. É fabricado pela Epson.

Levy, Jack
Criador de vários programas de alto nível em System RPL/Assembly incluindo Organizer, Scribe, MathTools, entre outros.

LIBEVAL
Nas calculadoras HP48 da série G, este comando retorna um determinado endereço da memória a partir de um inteiro binário definido pelo usuário. Tenha cuidado com este comando, endereços de memória errados podem corromper a memória, apagando-a.

library (biblioteca)
Tipo de objeto de programa da HP48 que pode ser armazenado em portas É necessário um warmstart para que as bibliotecas funcionem. Bibliotecas não podem ser editadas, a partir das funções normais da HP48, contudo há diversos programas capazes de editar e criar bibliotecas que rodam na HP48.

lithium
Elemento químico usado nas baterias de cartões de RAM da HP48.

Jan Lukasiewicz
Jan Lukasiewicz
Lukasiewicz, Jan
Matemático polonês criador do cálculo lógico não clássico também chamado Notação Polonesa . A HP48 a notação polonesa invertida. Ver RPN

machine language (linguagem de máquina)
Abreviadamente ML, também chamada código de máquina, este é o mais baixo nível de código binário executado pelo processador. Algumas vezes é usado para designar Linguagem Assembly.



Marangon, Carlos
Brasileiro; administra a HP48 for beginners! (hpfb) e a Brazilian HP48 Ring. Também traduziu as FAQS da HP48 para a Língua Portuguesa.

Carlos Marangon
Carlos Marangon

Mastracci, Matt
Autor de HP-IDE, um ambiente de desenvolvimento da HP48 que roda no Windows,
entre outros programas.

Meta Kernel
Abreviadamente MK, o Metakernel consiste em um cartão de ROM de 128 kB com programas capazes de aumentar a velocidade da HP48 da série G. Inteiramente escrito em Linguagem Assembly, o MetaKernel inclui substituto da pilha operacional, editor, escritor de equações, escritor de matriz, gerenciador de arquivos e ferramentas para desenvolvimento de programas.

Meyer, Julien
Considerado o melhor programador de games para a HP48. Julien escreveu muitos games totalmente em Linguagem Assembly JASM, incluindo WarioHPLand, MarioHPLand, Dr. Mario, TennisHP, Meganoid Gold entre outros jogos.

Meyers, John H
Um dos mais freqüêntes contribuintes do comp.sys.hp48. Meyers demonstra ter uma resposta inteligente para quase toda pergunta e regularmente contribui com programas em User RPL e ocasionalmente com programas em System RPL.

MHz
Megahertz, que significa um milhão de hertz. Na HP48 MHz serve para medir a velocidade da CPU. Na calculadoras HP48, serie G, a velocidade também pode variar com a temperatura. A maioria das calculadoras HP48 da série G possui 3.73 ou 3.93MHz; contudo dependendo da temperatura pode oscilar entre 3.7MHz e 4.0MHz, sendo o valor mais freqüênte 3.93MHz.

minifont
Nome das fontes incorporadas de 6 pixels de altura e também das fontes de 6 pixels de altura tipo FNT1 da UFL . As fontes incorporadas só possuem largura variável e as fontes tipo FNT1 tem largura fixa de 4 pixels, com letras maiúsculas e minúsculas compostas de 330 caracteres capazes de se ajustarem à tela automaticamente.


Richard Nelson
Detlef Mueller
mnemonics (mnemônicos)
Na HP48, palavras usadas no lugar de endereços de memória em User RPL, System RPL e Linguagem Assembly. Por exemplo, DispEditLine é o mnemônico para #3A00Dh System RPL. A HP48 já possui tabelas internas para User RPL , mas para System RPL é necessário que se instale uma tabela mnemônica correspondente. Tal tabela para System RPL tem tipicamente de 34kB a 41kB.

Moy, Arnold
Canadense, criador de ChemLab, Bank, Matrix e outros programas em Linguagem Assembly.

Mueller, Detlef
Alemão, criador de inúmeros programas, incluindo o Sokoban.

Richard Nelson
Richard Nelson
Nelson, Richard
Antigo responsável pelo atendimento técnico da Educalc e provavelmente uma das pessoas mais influentes na comunidade das calculadoras HP. Com Joe Horn, Richard Nelson ministrou cursos de HP48.

NiCad
Níquel-Cádmio, um tipo de pilha recarregável. Pilhas de NiCad eram usadas em muitas calculadoras da HP mais antigas. Atualmente pode-se utilizar pilhas de NiCad tipo AAA na HP48.

NiMH
Nickel Metal Hydride, tipo de tecnologia avançado usada no fábrico de pilhas recarregáveis. Estas pilhas, não tem participação significativa no mercado americano devido a temores de que elas colocariam em risco o mercado das pilhas alcalinas, uma vez que duram tanto quanto estas e podem ser recarregadas até 1000 vezes. Pilhas de NiHM, tipo AA estão disponíveis no mercado americano para uso em câmaras digitais, mas o tipo AAA, como as usadas na HP48, só são conseguidas através de importação do Japão ou de outros países. Baterias de NiMH eram comuns em computadores portáteis, mas foram substituídas por pilhas de íon de lithium que são mais leves, mais eficientes e muito mais caras.

PAHHC
Philadelphia Area HP Handheld Club, clube de calculadoras e palmtops da área metropolitana de Philadelphia, Pensilvânia, EUA. O PAHHC é administrado por Jake Schwartz.

David Packard
David Packard
Packard, David
Co-fundador da Hewlett-Packard company. Escolheu-se entre os nomes Hewlett-Packard e Packard-Hewlett por disputa de cara-ou-coroa em 1939. David faleceu em 1996 com 85 anos.

Parisse, Bernard
Professor de matemática francês, criador de Erable.

PC Card
Nome do tipo de slots de cartão encontrados na HP48 e muitos computadores portáteis. A HP48 têm cartão com slots tipo I, que são os menores. Os slots não são compatíveis com os de PC, entretanto, por possuirem conectores diferentes requerem conectores específicos.

PCL
Printer Control Language-(Linguagem de controle de impressora) Tipo de linguagem de impressora usada por todas as impressoras da HP e muitas outras impressoras. É compatível com a HP48 através de um programa adicional criado pela Hewlett Packard.

PCMCIA
Acrônimo. Este é a antiga denominação dos cartões para PC. O termo PC Card, deriva da abreviação de Personal Computer Memory Card International Association, grupo industrial organizado em 1989 para desenvolvê-lo.

PDF
Portable Document Format, usado pela Adobe Acrobat para publicação de documentos tipo multi-platformas. Alguns dos documentos sobre a HP48 são feitos em formato PDF. Arquivos com extensão PDF podem ser lidos no Acrobat Reader.

PDL
Programming Development Link - (compilador para desenvolvimento de programas) Um ambiente de desenvolvimento de programas que roda no DOS, criado pela HP. Atualmente não está mais disponível para venda.

Peschier, Jarno
Holandês, criador do emulador da impressora HP82240B entre outros..

The HP48's beeper
Piezo Beeper
piezo beeper ( fone piezoelétrico)
A HP48 tem um fone piezoelétrico que atua como emissor de som. Este não é capaz de emitir tons de DTMF, para discagem telefônica, nem som estereofônico.

Pigallio, Lilain
Frencês; criador de Ice Cube e outros jogos.

pixel
Abreviação de picture element; isto é, cada ponto que compõe a tela.

POL
Parameterized Outer Loop, uma função comumente usada em programas Sys RPL.

port (porta)
Tal como num drive de computador, esta é uma unidade de armazenamento separada na HP48. A HP48 tem uma porta (0), mas com cartões de expansão pode ter de zero a duas (se for uma HP48SX) ou de 0 a 33 (se for uma HP48GX, com a porta 33 inacessível).

PostScript
Linguagem de impressão usada também para edição de textos. Pode ser visualizada GhostScript. Abrevia-se PS.

PPC
Personal Programmable Calculator ( Calculadora pessoal programável)

PPC Journal
Revista de calculadoras da HP, antigamente chamada 65 Notes e mais tarde PPC Calculator Journal (quando os palmtops começaram a ser abordados pelo PPC Calculator Journal ). Foi publicado desde 1974 até 1987. Exemplares de todo o PPC Calculator Journal estão disponívis em CDs vendidos por Jake Schwartz.

PTR
Pointer (ponteiro de memória),maneira de endereçar objetos de sistema em System RPL. Todo o System RPL deve ser programado utilizando-se POMPTR ou PTR se uma tabela não tiver sido instalada.

RAM
Random Access Memory-(memória de acesso aleatório). Tipo de memória que necessita de alimentação para se manter. Como todas as memórias da HP48 são RAM, quando as pilhas são retiradas dispõe-se de alguns minutos antes que os capacitores sejam descarregados e a memória perdida.

Rechlin, Eric
Estudante secundarista (high school) da Dacota do Norte,EUA, criador do HP Calculator Archive - um dos sites relacionados com a HP48 mais visitados do mundo.

Renewals
Tipo de pilhas recarregáveis fabricadas pela Rayovac e comumente usadas na HP48

ROM
Read-only memory-(memória somente de leitura) Tipo de memória interna e não regravável da HP48, na qual são armazenados todos os programas de sistema operacional. As calculadoras HP48 da série G possuem 512kB de ROM enquanto as calculadoras HP48 da série S possuem 256 kB.

ROMPTR
ROM Pointer (ponteiro de ROM), maneira de endereçar objetos não definidos da HP48 da série G em System RPL Todo o System RPL deve ser programado utilizando-se ROMPTR ou PTR se uma tabela não tiver sido instalada.

RPL
Oficialmente Reverse Polish Lisp. Inicialmente a HP não divulgaria o significado de RPL, referindo-se a ele simplesmente como RPL. A HP tentou fazer com que RPL fosse chamado de ROM Procedural Language, mas Reverse Polish Lisp já estava consagrado. Algumas pessoas chamam RPL de Reverse Polish Language ou Reverse Polish Logic, mas nenhum deles é o nome oficial.

RPN
Abreviação de Reverse Polish Notation (notação polonesa Invertida). Tipo de notação posfixada usada pela HP em suas calculadoras. Há basicamente dois tipos de RPN. O primeiro tipo, usado em calculadoras antigas na qual o ENTER duplicava o nível um da pilha operacional na linha de edição e o segundo tipo usado nas HP 28/38G/48, na qual o ENTER duplica o conteúdo do nível um se este não estiver sendo usado e inicia o editor de operações no nível um se a linha de edição estiver sendo usada. A RPN usa a notação posfixada desta forma, 1+1 é entrado como 1 ENTER 1 + em vez de 1 + 1 =. Isto pode parecer mais confuso no início, mas torna-se mais fácil de operar com operações mais complexas. A notação Polonesa invertida, baseia-se nos trabalhos do matemático polonês Jan Lukasiewicz, criador da notação posfixada ( + 1 1 ) chamada Notação Polonesa.

RS-232
Protocolo de comunicação padrão usado pela HP48, bem como por muitos outros computadores.

O chip Saturn
Saturn Chip
Saturn
Nome do tipo de processador usado em todas as calculdoras da HP desde a HP-71B. Esta CPU de 4 bits foi especialmente projetada pela Hewlett Packard objetivando baixo consumo de energia e alta performance em cálculos matemáticos. A atual implementação nas calculadoras HP48 da série G, opera próximo a 4 MHz e é feita pela NEC do Japão.

Schoorl, André
Canadense, mantenedor das FAQS da HP48, co-autor de Java e HPSauce e autor de UFL . Também criou inúmeras compilações de software e uma versão do simplificada do Jazz.

Schwartz, Jake
Líder do Philadelphia Area HP Handheld Club.
Jake administra o clube por mais de 20 anos e também comercializa dois CDs com artigos sobre a HP48.

self-test (auto-teste)
Teste destinado a testar se há algum problema com a calculadora. Inicia-se o auto-teste pressionando-se ON-D.
Para finalizar o auto-teste pressiona-se ON-C.

serial
A HP48 têm uma porta serial padrão tipo RS-232, capaz de conectar com um computador sem hardware adicional exceto um conector de três vias, transmitindo dados em série enviando e recebendo, um bit de cada vez.

SHELL OS
Substituto do sistema operacional da HP48 escrito totalmente e Linguagem Assembly.
O SHELL não roda programas feitos em RPL e é completamente independente da ROM.

softkeys
Nome dado as seis teclas de menu, próximas ao lado de baixo do visor,
controlada pelas teclas brancas da primeira fila do teclado, compreendendo as letras de A a F.

Gerald Squelart
Gerald Squelart
Squelart, Gérald
Um dos criadores do MetaKernel; trabalha atualmente para o ACO.

SRAM
Static Random Access Memory; tipo de memória usada pela HP48.


stack (pilha operacional)
A base da RPN, que tem um multi-nível (4 nas HP antigas e infinitas desde que haja memória disponível nas HP mais novas) de pilha operacional do tipo último a entrar/primeiro a sair último. A pilha operacional, no caso da HP48 pode ser considerado um "ambiente" de objetos de tamanho variável.

Steventon, Richard
Da África do Sul, co-criador de Java.

SYSEVAL
Comando capaz de evaluar um endereço de memória, definido como um binário inteiro.
Tenha cuidado com este comando, endereços de memória errados podem corromper a memória, apagando-a.

System RPL
Linguagem em que é escrita a maior parte da ROM da HP48. Também está disponível ao usuário através do HP Tools (no PC), Jazz (na HP) ou outras ferramentas para desenvolvimento de programas. É a base do User RPL, mas bem mais poderoso e muito menos seguro, entretanto, uma vez que não dispõe de proteção contra erros e checagem de argumento.

TED
O Editor do Jazz, criado por Mika Heiskanen. Usa a minifont da UFL para exibir 10 linhas de 33 caracteres. O TED (ou ED como é chamado no Jazz) é o editor mais rápido disponível e usa aproximadamente 12k de memória, incluindo o visualizador de objetos VV.

translation mode
A HP48 tem três tipos de modos de tradução de arquivos ASCII. O tipo de modo de tradução determina quantos dos caracteres não convencionais são convertidos para ASCII (ou de ASCII) puro. O modo de tradução tipo três é o mais compreensível e mais recomendado

UFL
Universal Font Library, uma biblioteca de fontes compartilhadas (fonte de tamanho médio e pequeno estão disponíveis) compatível com programas que precisam de acesso rápido a fontes. A UFL foi criada por André Schoorl e pode ser completamente personalizada e usada em muitas aplicações.

Usenet
Nome dado aos grupos de discussão da Internet, chamados newsgroups. O newsgroup da HP48 é o comp.sys.hp48 também disponível através do DejaNews, que arquiva todos os posts e também permite acesso para quem não dispõe de servidor de news.

User RPL
A linguagem mais simples de programação da HP48, considerada não mais que uma linguagem tipo script. Contudo mesmo limitada e lenta é uma linguagem poderosa e fácil de usar.

vectored enter
capacidade de redefinir a tecla ENTER da HP48, definindo e analizando o que vem antes dos argumentos de entrada na linha de comando e corrigindo depois.

warmstart (partida a quente)
Um warmstart é o equivalente a dar um "boot" na HP48. São checadas todas as seqüências de configurações de bibliotecas bem como se as portas são válidas. O tempo que um warmstart demora depende da quantidade de memória e do número de cartões de RAM em uso. Uma HP48 G pode levar 2 segundos para realizar um warmstart; uma GX carregada pode levar 20 segundos ou mais e de 3 a 4 segundos para começar a funcionar.

Tom Wellige
Tom Wellige
Wellige, Tom
Criador de HPShell, um programa de desenvolvimento de programas para a HP48 que roda no DOS.

Wickes, William
Freqüêntemente chamado de "Pai da RPL", Wickes contribuiu sensivelmente com a HP28,da qual muitos códigos são usados na HP48.

wordsize
O número de bits definido por um binário inteiro definido pelo usuário na HP48.
O padrão é 64 mas também pode ser definido qualquer número entre 1 e 64.

WSLOG
Warmstart Log, comando que lista as razões (em forma de código hexadecimal) e a hora dos últimos quatro warmstarts.

XLIB
Name de comando de biblioteca.

Xmodem
Um protocolo de transferência antigo, usado pelas calculadoras HP48 série G. Na HP48, o Xmodem é aproximadamente quatro vezes mais rápido que o Kermit (ou ao redor 2400bps). Porém, o Xmodem não transfere o nome do arquivo como faz o Kermit.

Zener
Tipo de diodo usado na HP48 para proteger o circuito. Se as baterias são colocadas com as polaridades trocadas, o diodo pode queimar o que pode fazer com que as pilhas percam a carga em poucos dias. Isto pode ser resolvido removendo o diodo de Zener do circuito, ou enviando os HP48 em para conserto.

Zip
O formato de compressão de arquivos mais comum, originalmente usado por PKZip e também compatível com o WinZip e o InfoZip. Não é nem o mais eficiente nem o programa de compressão mais rápido para o PC, mas é uma boa média entre os dois. O BZip2 pode substituir o Zip, eventualmente, com melhor poder de compressão.


Part of the HP Calculator Archive,
Copyright 1997-2000 Eric Rechlin.